A emoção a mente a inteligencia e a criatividade e as relações precoces
Adquirido: Característica que o indivíduo possui em resultado da aprendizagem ou ação do meio. Opõe-se ao inato.
Afetividade: Conjunto de emoções e sentimentos que um indivíduo pode experimentar nas diferentes situações em que vive.
Afetos: Predisposição do indivíduo para reagir de modo penoso ou agradável nas relações de vinculação que estabelece com as pessoas ou com outros elementos do mundo que o envolve.
Afiliação: Necessidade que o indivíduo tem de ser aceite e estimado pelo outro, de estabelecer ligações afetivas.
Amnésia: Designa uma perda grave da memória, geralmente afetando mais a memória declarativa do que a memória semântica. O seu caráter patológico distingue-a do vulgar esquecimento. De entre múltiplas formas de que pode revestir-se destacamos apenas dois tipos: amnésia anterógrada (perda dos conteúdos anteriores ao acontecimento que deu origem à perda ou enfraquecimento da função mnésica); amnésia retrógrada (incapacidade de memorizar conteúdos posteriores ao acontecimento que deu origem á perda ou enfraquecimento da função mnésica).
Atenção: Focalização da perceção, de modo prolongado, sobre um conjunto de estímulos em detrimento de outros. Processo que assegura a seleção da informação, com vista à elaboração de respostas adequadas. As principais perturbações de atenção são a distração (atenção flutuante entre situações) e a dispersão (incapacidade de concentração numa situação).
Afiliação: Necessidade que o indivíduo tem de ser aceite e estimado pelo outro, de estabelecer ligações afetivas.
Ambivalência: Coexistência de sentimentos ou atitudes opostas (amor/ódio; aproximação/rejeição) em relação ao mesmo indivíduo ou objeto.
Anaclítico: Relativo a apoio ou dependência. Termo usado por Spitz para referir a relação de dependência que o bebé estabelece com a mãe nos primeiros tempos de vida.
Ansiedade: Processo emocional de tonalidade desagradável, caracterizado pela sensação de mal-estar, inquietude, insegurança. Na sua forma intensa, persistente e repetitiva, constitui um dos sintomas mais significativos de um grande número de perturbações psicológicas.
Autorregulação: Conjunto de meios psíquicos e comportamentais que um indivíduo interpõe entre uma agressão e o seu organismo; mecanismos de ajustamento em direção a um objeto.
Codificação: Processo pelo qual um estímulo físico (visual, auditivo, tátil, olfativo ou gustativo) é transformado numa representação mental (imagem), que pode ser armazenada na memória.
Conduta: Termo usado por diversas correntes da psicologia para designar o comportamento, não apenas na sua dimensão exteriormente observável, mas também nas suas componentes processuais internas e mentais.
Constância percetiva: Capacidade para perceber os objetos como constantes e estáveis, relativamente à forma, tamanho, cor e luminosidade, apesar das variações dos dados sensoriais em bruto.
Criatividade: Habilidade para descobrir soluções novas, invulgares e adequadas a uma situação nova ou Desenvolvimento de um conjunto de transformações por que passa um indivíduo ao longo do seu ciclo de vida (da geração até à morte). É um processo multidimensional (físico, fisiológico, psicológico e social).
Díade: Designa dois indivíduos em interação. É considerada a relação social mais influente na medida em que o comportamento de um dos indivíduos é modelado pelo outro.
Emoção: Conjunto de reações que nos ligam a outros, mas também às coisas que nos rodeiam. Estas reações têm raízes profundas nos instintos e no inconsciente. A emoção advém de fenómenos psicofisiológicos que organizam o comportamento em maneiras eficientes de adaptação às exigências dinâmicas do ambiente. As emoções interferem em vários aspetos do funcionamento mental, influenciam quando prestamos atenção, quando aprendemos, o que nos lembramos e influenciam os julgamentos e decisões que tomamos.
Evocação: Operação da memória pela qual o sujeito recorda um acontecimento do passado ou um objeto anteriormente percebido, isto é, recupera informação previamente armazenada, com o objetivo de a utilizar na situação atual. Implica esforço de procura do material armazenado.
Imagem: Representação mental (visual, auditiva, tátil, olfativa ou gustativa).
Imagem mental: Estrutura psíquica que se assemelha ao objeto ou acontecimento que está a ser representado.
Imaginação: Capacidade de criação de realidades possíveis, sendo condição fundamental da vida mental. Descobre, explora e cria explicações e sentidos.
Inato: Característica que o indivíduo apresenta à nascença, de forma manifesta ou latente, e que não resulta da aprendizagem ou de outra ação do meio. Opõe-se a adquirido.
Integração: Inclusão no todo; é um princípio de organização inerente aos sistemas complexos e pressupõe a ideia de uma estrutura única, cujo funcionamento eficaz e eficiente depende do equilíbrio harmonioso e da unidade funcional entre as componentes do sistema.
Inteligência: Capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planificar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente académica ou um talento para nos sairmos bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à nossa volta: "pegar no ar", "pegar" o sentido às coisas ou "perceber".
Inteligência Emocional: Habilidade de motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações, controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
Metacognição: Designa ao mesmo tempo os conhecimentos a propósito da própria cognição e os processos e estratégias de regulação da cognição.
Mente: Estrutura organizativa dos processos psíquicos. Entidade que nos permite pensar, sentir, agir com finalidades, intenções, com uma natureza autorreflexiva.
Observação naturalista: Designa a metodologia de observação dos indivíduos (humanos e não humanos) em ambiente natural, com o objetivo de captar os seus comportamentos genuínos e na sua relação com o meio.
Pensamento: Designação genérica de uma série de atos mentais cuja finalidade é a resolução de problemas, a tomada de decisões e a representação da realidade.
Perceto: Representação mental de um estímulo que é percebido.
Profundidade: Designa, quando aplicada à perceção, a distância de algo percebido relativamente ao observador.
Sentimento: Estado afetivo agradável ou desagradável, de grande estabilidade e média intensidade, com papel moderador nas relações que o sujeito estabelece com as pessoas e com outros elementos do mundo.